‘Notas Azuis’ 2.0

Grande aquisição nesta janela de transferências de inverno, o novo programa da Antena 2 Nota Azuis do radialista Rui Miguel Abreu, cronista na Blitz e mentor do projecto Rimas & Batidas.
Desde 2020 na Antena 3, o Notas Azuis ganha na dois um novo fôlego com duas horas de emissão, a primeira com as novidades na área do jazz, dedicando particular atenção aos artistas nacionais; na segunda hora, o autor olha para o passado que agita o presente escutando as importantes reedições ou edições de arquivo.

É o caso de ‘Nuits de la Fondation Maeght’, disco de Sun Ra gravado ao vivo em 1970, com uma espectacular reedição em 2025 pela londrina Strut Records. com duas boxset, uma com quatro CDs e outra com 6 LPs de vinil.


‘Flores de musica pera o instrumento de tecla & harpa’

Manuel Rodrigues Coelho [Elvas, por volta de 1555 –  Lisboa, 1635], contemporâneo de Frei Manuel Cardoso [1566-1650] exerceu funções como organista da Capela Real de Lisboa até 1609.
Em 1620, publicou Flores de musica pera o instrumento de tecla & harpa, a primeira obra para tecla impressa em Portugal.

No próximo Sábado, dia 24, podemos ouvi-la no Concerto de Ano Novo na Igreja de São Vicente de Fora, interpretada pela Capella Patriarchal e Capella de S. Vicente, com Sérgio Silva no órgão e João Vaz, órgão e direcção.


Terceiro Tento do 8º tom · Sérgio Silva · Manuel Rodrigues Coelho
Álbum: Coelho: Flores de musica pera o instrumento de tecla, & harpa, Volume 1 (2022)

Mestre Ralph Towner

Ralph Towner [1940 – 2026] faleceu no passado dia 18, em Roma, aos 85 anos. Deste guitarrista de excepção, mestre do violão acústico, pianista e prolífico compositor que, ao longo de sete décadas de carreira, cinco das quais com a ECM, incorporou na sua obra géneros como o jazz de fusão, música erudita e world music, deixo aqui uma composição que ilustra bem o seu virtuosismo: do álbum Solstice (1974) – Nimbus, extraída da série :Rarum – Selected Recordings.


Album Solstice (1974) – Ralph Towner: 12-String Guitar, Classical Guitar, Piano | Jan Garbarek, Tenor Saxophone, Soprano Saxophone, Flute | Eberhard Weber, Bass, Cello | Jon Christensen, Drums, Percussion

60 anos de ‘Live At The Plugged Nickel’ (II)

Do segundo set, gravado no dia 23 de Dezembro de 1965, precisamente há 60 anos, fica a composição All Of You, tema de abertura do sexto de oito discos da série The Complete Live At Plugged Nickel 1965, gravados ao vivo no mítico Clube de Chicago, activo durante grande parte da década de sessenta.
Os membros do segundo Quinteto de Miles Davis, incluindo Herbie Hancock no piano acústico, Ron Carter no baixo, Tony Williams na bateria e Wayne Shorter, que substituiu George Coleman no saxofone tenor, recuperam os solos da explosão criativa de finais da década de 50.


All Of You (Live at the Plugged Nickel, Chicago, IL) (2nd Set) (- December 23, 1965) · Miles Davis
The Complete Live At The Plugged Nickel – 1965

60 anos de ‘Live At The Plugged Nickel’

Do primeiro set, gravado no dia 22 de Dezembro de 1965, precisamente há 60 anos, fica a composição Walkin’, integrada na série The Complete Live At Plugged Nickel 1965, com oito discos gravados ao vivo no mítico Clube de Chicago, activo durante grande parte da década de sessenta.
Os membros do segundo Quinteto de Miles Davis, incluindo Herbie Hancock no piano acústico, Ron Carter no baixo, Tony Williams na bateria e Wayne Shorter, que substituiu George Coleman no saxofone tenor, recuperam os solos da explosão criativa de finais da década de 50.


Walkin’ (Live at the Plugged Nickel, Chicago, IL) (1st Set) (- December 22, 1965) · Miles Davis
The Complete Live At The Plugged Nickel – 1965

‘The Opening of the Wallhalla’, de William Turner

No aniversário da morte e nos 250 anos do nascimento de Joseph Mallord William Turner [1775 – 1851], a obra The Opening of the Wallhalla de 1842, integrada na monumental exposição Turner 250, para visitar na Tate até Abril de 2026.
 

‘Murnau: Top of the Johannisstrasse’, de Kandinsky 

A partir de 1908, Wassily Kandinsky [16 Dezembro 1866 – 13 Dezembro 1944] e Gabriele Münter [19 Fevereiro 1877 – 19 Maio 1962] passaram longos períodos em Murnau, pequena cidade na região da Baviera onde Münter comprou uma casa em 1909. Os seus arredores pitorescos e ruas tranquilas tornar-se-iam um dos temas mais frequentemente abordados por ambos.


Murnau: Top of the Johannisstrasse, 1908 | Museo Nacional Thyssen-Bornemisza, Madrid

‘Nuper Rosarum Flores’, de Guillaume Dufay

O franco-flamengo Guillaume Dufay [1397-1474], de quem neste dia 27 de Novembro em 2024 passaram 550 anos da morte, é considerado o mais importante compositor durante o período inicial do Renascimento. Fica o motete Nuper Rosarum Flores, composto para a consagração da Catedral de Florença em 1436.


Álbum: Dufay: O gemma lux (2011) · Isorhythmic Motets: Nuper rosarum flores · Huelgas-Ensemble · Paul Van Nevel

‘Heaven and Hell’, de Vangelis – 50º aniversário

Saído do laboratório de Vangelis [1943-2022] em Novembro de 1975, Heaven and Hell é um álbum conceptual, subordinado ao tema da dualidade entre os elementos céu e terra; filosoficamente, representa a viagem cósmica onde a ligação entre o espiritual e o material  são uma jornada para a transcendência.

A santíssima trindade do deus da música electrónica, prosaicamente conhecida como trilogia, definiu-se com Albedo 0.39 no ano seguinte e com Spiral, dois anos mais tarde. 

Simbolicamente, ficam uma entrevista que teve lugar no seu estúdio em 1979 e um artigo de John Diliberto em que tropecei esta manhã.


‘Trio Concertante em ré maior’, de Johann Gottlieb Graun

Na passagem do ducentésimo quinquagésimo quarto aniversário da morte de Johann Gottlieb Graun [1703 – 1771], compositor alemão do barroco tardio, que exerceu a função de Konzertmeister na corte de Frederico II O Grande, o Trio Concertante para duas violas da gamba e baixo contínuo em ré maior pelo Ensemble Musicke & Mirth, fundado em 1997.


Disco: Feuer und Bravour – Ramée, 2008 | Intérpretes: Jane Achtman e Irene Klein (violas), Rebeka Rusó (violoncelo), Barbara Maria Willi (pianoforte e cravo)