Pintura
29 de Outubro de 2008,
Museu nacional de Arte Antiga
Visita orientada por Ana castro Henriques e Anísio Franco
Cenas de divertimento e sedução num interior luxuoso, associando pictoralmente um subtil e refinado tratamento da luz com um espaço rigorosamente construído em perspectiva, esta obra de Pieter de Hooch (1629-1684) é uma das mais representativas e magistrais deste contemporâneo de Johannes Vermeer. É também um interessante jogo de ambiguidades interno à própria imagem, o significado da composição extravasando a mera representação de uma cena galante do quotidiano de Amesterdão pelos meados do século XVII. A habitual designação da pintura – Conversação – não passa talvez de um pobre eufemismo moderno.
Obras do mesmo período –
Um retrato a óleo do pintor Francis Bacon, pintado pelo seu amigo Lucian Freud, foi vendido em Londres num leilão da Sotheby’s por 5,417 milhões de libras (6,972 milhões de euros).
Freud pintou a obra – poucas vezes vista pelo público – entre os anos de 1956 e 1957. O retrato é o último que Freud fez de Bacon, depois de outro pintado durante três meses em 1952, que foi roubado em 1988 de uma exposição em Berlim.
A obra que foi a leilão, mostra Francis Bacon com o olhar fixo em direcção ao chão. Freud pintou o quadro quase encostado a Bacon e, segundo os críticos, é um trabalho que revela a grande amizade entre os dois pintores. Via.
___________________________________________________________________
No trackbacks yet.