Equinócio

Celebrações do Equinócio e do Solstício – Nos Alinhamentos Sagrados dos Tambores

Vodpod videos no longer available.

NASCER DO SOL NA PEDRA DA CABELEIRA, EM FOZ CÔA, ASSINALA ENTRADA DO OUTONO – 21 e 22 DE SETEMBRO

O Equinócio de Outono vai ser celebrado na próxima segunda-feira, dia 22, entre as 8h00 e as 8h30 da manhã no portal do antigo santuário rupestre de Chãs, com momentos de poesia e acordes de viola de arco pela artista ucraniana, Olena Sokolovska, professora no Conservatório da Guarda.
O templo megalítico de Chãs – conhecido por Pedra da Cabeleira -possui uma gruta em forma de semi-arco, com cerca da 4,5 metros de comprimento, que é iluminada pelo seu eixo no momento em que o Sol se ergue no horizonte.

Durante o acto evocativo haverá ainda uma abordagem histórica e científica do monumento e da área envolvente, por parte dos historiadores e arqueólgos, António Sá Coixão e Adriano Vasco Rodigues. O conceituado sociólogo, Moisés Espirito Santo, Professor Catedrárico Jubilado da Universidade Nova de Lisboa, fará uma comunicação sobre o estudo toponímico da área. António da Costa Ribeiro, um dos professores da Escola Secundária Tenente Coronel Adão Carrapatoso que liderou o Movimento de salvagurada das gravuras do Côa, abordará outras questões ligadas ao património histórico e natural do concelho.
O Fenómeno do alinhamento solar poderá observar-se entre às 08.00 e as 08.30 da manhã.Se as condições atmosféricas o permitirem, a organização está confiante de que os participantes, poderão ali viver momentos de raro esplendor, alegria e misticismo, tal como, nos tempos idos, os povos quando ali se reuniam para agradecerem às suas divindades ( em especial à Deusa-Mãe) os frutos que a terra lhes oferecia

Alguns especialistas, ligados às ciências exotéricas, defendem que estes centros de culto, que geralmente se apresentam em forma de círculo ou amuralhados, como é este, são locais de cura, atravessados por linhas ou energias geodésicas especiais, que os saberes e a experiência de antigas civilização, que viviam em estreita ligação com a Natureza, escolheram para seu benefício próprio e se dirigirem às suas divindades.
O convite é dirigido não só à população da aldeia e às gentes do concelho e redondezas, convidando-as a evocar as festas dos ciclos da natureza dos seus antepassados, fazendo com que as mesmas continuem a fazer parte do seu património cultural, como também a todos aqueles que se interessam pelo estudo e pesquisa do passado longínquo da História do Homem e das particularidades desta região, cheia de um passado riquíssimo, contribuindo com o seu testemunho e partilhando num acontecimento de rara beleza e significado.

Desde a antiguidade que os povos atribuíam ao sol um poder mágico e terapêutico e lhes votavam os seus cultos. Alguns desses rituais e festividades coincidiam com as mudanças ocorridas na natureza, especialmente nos solstícios e nos equinócios, e revestiam-se de uma forte ligação à agricultura e à fertilidade. Além disso acreditava-se que nesses dias sagrados os seus deuses lhes conferiam protecção e benesses especiais, a troco de oferendas e sacrifícios. Para os adoradores do sol da actualidade estas celebrações são a busca de uma fonte de equilíbrios e de harmonia com a Natura, em perfeita comunhão com as transformações dos ciclos energéticos das estações do ano.

Comissão Organizadora das Celebrações do Equinócio e do Solstício – Nos Alinhamentos Sagrados dos Tambores, Chãs, Vila Nova de Foz Côa:
Jorge Trabulo Marques – Jornalista, estudioso do lugar, autor da descoberta dos fenómenos solares e dinamizador da iniciativa
António Lourenço – Presidente da Junta de Freguesia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Anúncios
%d bloggers like this: