Grandes Batalhas da Antiguidade

Entre 6 de Abril  e 29 de Junho de 2019, a Antena 2 emite uma série do programa Caleidoscópio intitulada Grandes Batalhas da Antiguidade, da autoria de Paulo Nazaré Santos.

Vários factores conjunturais contribuem de forma decisiva para modelar a História da Humanidade, sendo que os desmandos da guerra marcam frequentemente a mudança dos grandes paradigmas para novos contextos político-sociais.
Muitos conflitos que opuseram culturas, são determinantes para a compreensão de momentos em que o radicalismo de certas mundividências levou à destruição de sociedades, para que outras conseguissem impor as suas formas de governo e os seus modos de organização social. Os mecanismos de defesa dessas orgânicas culturais, próprias de cada povo, sempre foram fundamentais para a conservação das suas estruturas, mas a ambição inerente ao espírito humano levou, desde a mais alta antiguidade, a que a guerra, entendida como um conflito de larga escala, se tornasse endémica nas relações entre diferentes sociedades.
Poderemos com facilidade identificar inúmeras situações de conflito que culminaram em batalhas que marcaram para sempre os destinos dos homens, mudando definitivamente os anteriores paradigmas que caracterizavam as suas vivências até então.
Grandes Batalhas da Antiguidade vai mostrar alguns desses momentos decisivos, identificando os contextos que estiveram na sua origem e “pintar” com sons o que poderá ter sido a possível realidade material desses grandes conflitos, procurando também enquadrá-los em elementos vivenciais caracterizadores das diferentes sociedades que os protagonizaram.
Um narrador (João Almeida), que se desloca por diferentes geografias e épocas, vai levar-nos aos centros de poder e aos locais onde algumas das principais batalhas da antiguidade ocorreram, procurando descrever-nos o que vê e mesmo o que sente ante a brutalidade de tais conflitos. A música também nos acompanhará, caracterizando por vezes as culturas participantes, outras vezes reforçando as imagens sonoras que nos são descritas. Uma atenção muito particular será dada também aos aspetos sonoplásticos (Tomás Anahory) que enquadram a narrativa, de forma a que o ouvinte possa vivenciar o melhor possível a realidade sonora que envolve cada evento.
Paulo Nazaré Santos


Programa 1 | 6 Abril 2019
Batalha de Kadesh – ano de 1280 antes de Cristo
Batalha entre o Faraó Ramsés e o Império Hitita pelo domínio de Kadesh, cidade com grande importância estratégica para o domínio dos territórios do Levante.
Para ouvir, clicar aqui.

Ensemble Mizmar Baladi
‘Abou Zeïd el Hilali’ from album ‘Egypt – Egypte : Les musiciens du Nil’ (The Musicians of the Nile)

Programa 2 | 13 Abril 2019
Batalha das Termópilas – ano de 480 antes de Cristo
Batalha em que um destemido corpo de 300 Espartanos, liderados pelo rei Leónidas, tenta impedir a invasão da Grécia pelo enorme exército persa do Rei Xerxes.
Para ouvir, clicar aqui.

by Jacques Louis David

Jacques-Louis David [1748-1825] | Leonidas at Thermopylae, 1814 | Musée du Louvre


Programa 3 | 20 Abril 2019
Batalha de Queroneia – ano de 338 antes de Cristo
Batalha em que Filipe II da Macedónia, pai de Alexandre o Grande, se torna senhor da Grécia, alterando todo o contexto político e o paradigma democrático vigente nas cidades gregas.
Para ouvir, clicar aqui.

Atrium Musicae de Madrid – Gregorio Paniagua | Musique de la Grèce antique

Programa 4 | 27 Abril 2019

Batalha de Gaugamela – ano de 331 antes de Cristo
Batalha decisiva de Alexandre, o Grande, na qual este derrota, de forma estrondosa, o colossal exército persa de Dario III, tornando-se assim o senhor do maior império do mundo.
Para ouvir, clicar aqui.

Charles_Le_Brun_-_Entry_of_Alexander_into_Babylon

Charles Le Brun [1619-1690]
L’Entrée d’Alexandre le Grand dans Babylone, 1665 | Louvre


Programa 5 | 4 Maio 2019
Batalha de Benevento – ano de 275 antes de Cristo
Grande batalha em que os romanos, após duas derrotas causadas pelos elefantes do exército de Pirro, rei do Épiro, libertam a Península Itálica da sua tentativa despótica de nela intervir.
Para ouvir, clicar aqui.

Synaulia ‎– Music From Ancient Rome Volume 2

Programa 6 | 11 Maio 2019
Batalha de Canas – ano de 216 antes de Cristo
Batalha que foi a maior derrota dos romanos ante a genialidade tática do comandante cartaginês Aníbal Barca durante a II Guerra Púnica e que poderia ter causado a derrocada de Roma.
Para ouvir, clicar aqui.

William Turner [1775-1851]
Snow Storm: Hannibal and his Army Crossing the Alps, 1812| The Tate Gallery, London


Programa 7 | 18 Maio 2019
Batalha de Zama – ano de 202 antes de Cristo
Batalha colossal em que o general romano Cipião, o Africano, derrota de forma definitiva Aníbal Barca, permitindo que Roma se venha a tornar a maior potência do mediterrâneo.
Para ouvir, clicar aqui.

Cornelis Cort [c. 1533 – 1578] – The Battle of Zama [after 1567] | Art Institute of Chicago


Programa 8 | 25 Maio 2019

Batalha de Alésia – ano de 52 antes de Cristo
Batalha ou cerco de Alésia em que Júlio César submete definitivamente as tribos gaulesas, tornando todos os seus territórios parte integrante do império romano.
Para ouvir, clicar aqui.

Lionel Royer [1852-1926]
Vercingétorix jette ses armes aux pieds de César, 1899 | Musée Crozatier


Prog. 9 | 1 Junho
Batalha de Áccio – ano de 31 antes de Cristo
Batalha crucial da guerra civil romana, na qual o futuro imperador Augusto derrota o grande exército de Marco António e Cleópatra, decidindo o controle de todo o império romano.
Para ouvir, clicar aqui.

Lourenço A. Castro – ‘The Battle of Actium, 2 September 31BC’, 1672


Prog. 10 | 8 Junho
Batalha de Jotapata – ano de 67
Batalha representativa das grandes manobras de cerco romanas, de Vespasiano, com o objectivo de retomar o controle da Judeia, após a grande revolta, e que culminam pouco depois com a queda de Jerusalém.

Para ouvir, clicar aqui.

Nicolas Poussin [1594 – 1665]
The Destruction and Sack of the Temple of Jerusalem [1625 – 1626]


Prog. 11 | 15 Junho
Batalha da Ponte Mílvia – ano de 312
Batalha em que o romano Constantino I abraça o cristianismo e derrota o grande exército de Maxêncio, tornando-se o imperador de todo o império ocidental.
Para ouvir, clicar aqui.

‘Battle of Constantine against Maxentius’ – Vatican Museum – Raphael’s Rooms – Room of Constantine


Prog. 12 | 22 Junho
Batalha de Adrianopla – ano de 378
Batalha em que o imperador do oriente Valente sofre uma desastrosa derrota às mãos dos Godos e que se tornou o princípio do fim da capacidade militar do império romano.
Para ouvir, clicar aqui.


Prog. 13 | 29 Junho
Batalha dos Campos Cataláunicos – ano de 451
Batalha em que o general romano Aécio, coadjuvado por uma grande coligação de povos federados germânicos, derrota a brutal invasão dos hunos de Átila, contra o império romano do ocidente.
Para ouvir, clicar aqui.

‘Encounter of Leo the Great with Attila’ – Vatican Museum – Raphael’s Rooms – Room of Heliodorus

Os comentários estão fechados.
%d bloggers like this: