Arquivo de 7 de Fevereiro, 2025

“I Want to Talk About You”, de John Coltrane

O lendário saxofonista norte-americano John Coltrane reuniu, neste 7 de Fevereiro em 1958 nos estúdios de Rudy Van Gelder, uma tropa de elite que incluía Paul Chambers no contrabaixo, Art Taylor na bateria e Red Garland ao piano, para gravar Soultrane, apenas três dias após a primeira sessão que Miles Davis gravou para o álbum Milestones, no mesmo estúdio em Nova Jérsia, Nova Iorque.
Fica a leitura do standard de Billy Eckstine [1914-1993] “I Want to Talk About You”, tema que Coltrane revisitaria em 1964 no álbum Live at Birdland.


‘A tocadora de alaúde’, de Orazio Gentileschi

Na passagem do aniversário da morte, neste dia 7 de Fevereiro em Londres, de Orazio Gentileschi [1563-1639], pintor maneirista natural de Pisa, na Toscana, pai da célebre Artemísia (1593 – por volta de 1656), também pintora a quem o Museu Jacquemart-André, um dos mais belos museus de Paris, dedica este ano uma exposição (a visitar em Maio), a obra A tocadora de alaúde, c. 1612/1620 – actualmente na National Gallery em Washington.

Sendo reconhecidamente um dos trabalhos mais famosos de Gentileschi, claramente sob influência de Caravaggio, com quem manteve uma relação de grande proximidade nos primeiros anos do século XVII, beneficia, se assim se pode dizer, de se identificar com o período inicial de Caravaggio, mais luminoso.

A jovem, sentada de costas, tem sobre a mesa um violino, uma flauta e um par de pautas de música; com a cabeça inclinada, ouve atentamente os acordes do alaúde. A combinação dos dois elementos sugere a representação da Harmonia…