Arquivo de Março, 2013
As Lições de Trevas de François Couperin [1668-1733], uma série de três peças vocais escritas para as liturgias da semana Santa de 1714 na Abadia de Longchamp, a partir das Lamentações de Jeremias sobre a primeira destruição de Jerusalém pelos Babilónios, onde o profeta chora a destruição de Jerusalém pelos Babilónios. Na tradição católica, simbolizam a solidão de Cristo abandonado pelos seus apóstolos.
A Igreja de Igreja de São Luis dos Franceses foi fundada em 1552 sob a invocação de São Luís, rei de França, destinada a servir de local de culto à comunidade francesa residente em Lisboa. Em 1622 concluem-se as obras, e no primeiro quartel do século XVIII colocam-se os altares marmóreos de fabrico italiano, bem como a pintura de um deles segundo encomenda de Luís XV de França.“De revolutionibus orbium coelestium”, ou “Das revoluções das esferas celestes”, publicado no ano da morte de Nicolau Copérnico [1473 – 1543], apresentava um modelo alternativo ao Sistema Heliocêntrico de Ptolomeu.
A 5 de Março de 1616, a obra integrava o tenebroso Index Librorvm Prohibithorvm, instituído em 1559 pelo Concílio Ecuménico da Igreja Católica.
