Francisco Xavier – A Rota do Oriente

«Encomendou el-Rei D. João o Terceiro a S. Francisco Xavier o informasse do estado da Índia, por via de seu companheiro, que era mestre do Príncipe; e o que o santo escreveu de lá, sem nomear ofícios, nem pessoas, foi que o verbo rapio na Índia se conjugava em todos os modos…» Padre António Vieira

Em 1498, Vasco da Gama [ca. 1469-1524] fez escala em Sofala, um dos numerosos portos cuja economia se baseava no comércio de escravos e ouro com os árabes-muçulmanos. Os portugueses começaram a estabelecer-se nas costas da África Austral em começos do século XVI e em 1515 foi criado um entreposto na pequena ilha coral de Moçambique, que viria a tornar-se um dos mais importantes na Rota da Índia.

Após uma longa e fatigante travessia pelo Atlântico, Francisco Xavier [1506-1553] chegou em Agosto de 1541 a Moçambique, a sua primeira grande escala no périplo pelo Oriente desde que saiu de Lisboa, a 7 de Abril de 1541.

Após sete difíceis meses de estadia, decidiu partir em Fevereiro de 1542 e a 6 de Maio alcançou Goa, então capital da Índia portuguesa.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Anúncios
%d bloggers like this: