a procissão das almas.. com som.. sem imagens..

Num tempo de grande profusão de música formatada, é purificador ouvir uma bizantice.
Tantos séculos! de cultura europeia não devem ser esquecidos.

De 1600 a 1830 – ano da construção do novo Estado grego -, muitos compositores vieram enriquecer de importantes obras o património musical da Igreja ortodoxa.
Viviam sobretudo nos mosteiros do Monte Athos, em Creta, onde trabalhavam como cantores nas igrejas do patriarcado de Constantinopla.
Por volta de 1730, a Igreja de Santo Constantino teve a sorte de ter como protopsalt (cantor principal) Petros Bérékétis, o maior compositor da idade de ouro da música Bizantina (século XVIII).
A existência deste compositor marcou – do ponto de vista da história musical e artística – a renascença do mundo grego, após quatro séculos de ocupação otomana, como grandiosamente sublinhou Delacroix em O Massacre de Chios.
Petros conseguiu uma brilhante fusão entre a tradição bizantina na música sacra dos séculos XIII e XIV com a então novel música de origem oriental.

 

ensemble-theodore-vassilikos-petros-bereketis


Le Grand Chant Octotonal à la Vierge Marie, obra de grande envergadura e absolutamente única em toda a literatura musical bizantina, está destinada a ser interpretada durante a missa especial da “fraction du pain”.

As oito composições representam os oito modos da música bizantina; cada modo termina numa katrima, a improvisação melódica que serve de introdução ao modo seguinte:

1 – Sainte Vierge, Mère de Dieu (1er mode)
2 – Salut à toi qui es pleine de grace (2ème mode)
3 – Marie, le Seigneur est avec Toi (3ème mode)
4 – Tu es bénie entre toutes les femmes (4ème mode)
5 – Béni soit (1er mode plagal)
6 – Le fruit de tes entrailles (2ème mode plagal)
7 – Car tu as fait naître (mode dit ‘lourd’)
8 – Le Sauveur de nos âmes (4ème mode plagal)

Ensemble Théodore Vassilikos / Pétros Bérékétis
Duração: 58:10
Ano: 1982
Editora – Ocora C 558682 / distribuição – Harmonia Mundi

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  1. 7 de Julho, 2010

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