Graindelavoix & Rosas – Concerto Cesena

CCB, 8 de Junho | Teatro Camões, 9 de Junho | Mosteiro dos Jerónimos, 10 de Junho
O alkantara festival 2012 encerra com um evento excepcional num cenário extraordinário. Björn Schmelzer e o ensemble graindelavoix, em conjunto com Anne Teresa De Keersmaeker e Rosas, apresentam uma versão concertante exclusiva de Cesena. As linhas complexas da música polifónica quatrocentista da Ars Subtilior irão ressonar sob as góticas abóbadas Manuelinas do Mosteiro dos Jerónimos.
Ambas as formas de arte, apesar de distantes no tempo e no espaço, formulam uma resposta refinada e sofisticada ao contexto da peste e do desespero que envolveu a sua criação.
Em “Cesena”, Anne Teresa De Keersmaeker e a Companhia Rosas partilham o palco com Björn Schmelzer e o ensemble Graindelavoix. São 19 bailarinos e cantores em palco, que exploram os limites das suas capacidades artísticas, num diálogo com o repertório da Ars Subtilior, estilo musical francês do século XIV, e cenografia de Ann Veronica Janssens.
Apoiando-se no uso da luz e da cor, esculpe-se a passagem do tempo, procurando materializar a transformação incessante daquilo que nos rodeia. Criada em 2011, “Cesena” pode ser interpretada como uma continuação da sua obra coreográfica anterior, “En Atendant”. Enquanto nesta há uma transformação do crepúsculo para a noite, em “Cesena”, o espectáculo saúda o nascimento do dia.
Sem luz artificial, no fôlego do pôr e do nascer do sol, respectivamente. Ambas tomam como ponto de partida musical a Ars Subtilior, uma forma altamente refinada e complexa de polifonia, originária do Sul de França e do Norte de Espanha no final do século XIV.
Considerada uma das mais originais e influentes coreógrafas no activo, Anne Teresa De Keersmaeker é em 2012 a artista da cidade de Lisboa; neste contexto, apresentará no Alkantara Festival as suas mais recentes criações, (“En Atendant”, de 2010, e “Cesena”, de 2011), ambas elaboradas para o Festival Avignon e apresentadas ao ar livre.
Fontes: http://lazer.publico.pt | http://www.alkantarafestival.pt/ | http://www.glossamusic.com | http://pt.wikipedia.org |
Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

In Gaza

and beyond

Ana Isa Figueira

Psicologia Educacional

Histórias de Portugal e Marrocos

sobre Património, História e outras histórias

Carlos Martins

Portuguese Jazz Musician, Saxophone Player and Composer

O Cantinho Sporting

Onde a opinião é verde e branca!

TABOO of ART

'Also known as loveartnotpeople.uk, taboofart.com might just be the unintentional cure for the art world malaise: Spend twenty minutes trawling through the archives and you’ll be begging for the arcane pomposity of an Artforum Critic’s Pick' said BLACKBOOK Magazine

Michelangelo Buonarroti è tornato

Non ce la fo' più a star zitto

Lino Guerreiro

Compositor/Composer

TheCoevas official blog

Strumentisti di Parole/Musicians of words

David Etxeberria

Visual artist

Mary had a little blog

This is the bee's knees

Luz da imagem

A luz, essência da imagem e da fotografia. Analógica/digital; imagem real; imagem artística; Ensaios fotográficos.

The Libertine

A public blog that features a compilation of exceptional artists' works; serendipitously discovered by a secret admirer. The ongoing overtones of the production frequently include evocative imagery, passionate emotions, pure beauty and raw exprience (to name a few themes). Our content is composed of artistic expressions, fashion editorials, promising talents, diverse bodies, freedom for all, love forever and the eternal search for truth in the visceral .......................................................................................................................................................................................... (SUBMISSIONS TO satietypaper@gmail.com)

Instituto de História da Arte

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa

Franz E.

a tua palavra conta...

Devaneios e Poesias

Devaneios, poesias, literatura e cultura geral

ABA SYSTEMS

Advanced Business Advisor

Speakers' Corner

"I could be bounded in a nutshell, and count myself a king of infinite space" - William Shakespeare, in Hamlet

%d bloggers like this: