CCB, 8 de Junho | Teatro Camões, 9 de Junho | Mosteiro dos Jerónimos, 10 de Junho
O alkantara festival 2012 encerra com um evento excepcional num cenário extraordinário. Björn Schmelzer e o ensemble graindelavoix, em conjunto com Anne Teresa De Keersmaeker e Rosas, apresentam uma versão concertante exclusiva de Cesena. As linhas complexas da música polifónica quatrocentista da Ars Subtilior irão ressonar sob as góticas abóbadas Manuelinas do Mosteiro dos Jerónimos.
Ambas as formas de arte, apesar de distantes no tempo e no espaço, formulam uma resposta refinada e sofisticada ao contexto da peste e do desespero que envolveu a sua criação.
Em “Cesena”, Anne Teresa De Keersmaeker e a Companhia Rosas partilham o palco com Björn Schmelzer e o ensemble Graindelavoix. São 19 bailarinos e cantores em palco, que exploram os limites das suas capacidades artísticas, num diálogo com o repertório da Ars Subtilior, estilo musical francês do século XIV, e cenografia de Ann Veronica Janssens.
Apoiando-se no uso da luz e da cor, esculpe-se a passagem do tempo, procurando materializar a transformação incessante daquilo que nos rodeia. Criada em 2011, “Cesena” pode ser interpretada como uma continuação da sua obra coreográfica anterior, “En Atendant”. Enquanto nesta há uma transformação do crepúsculo para a noite, em “Cesena”, o espectáculo saúda o nascimento do dia.
Sem luz artificial, no fôlego do pôr e do nascer do sol, respectivamente. Ambas tomam como ponto de partida musical a Ars Subtilior, uma forma altamente refinada e complexa de polifonia, originária do Sul de França e do Norte de Espanha no final do século XIV.
Considerada uma das mais originais e influentes coreógrafas no activo, Anne Teresa De Keersmaeker é em 2012 a artista da cidade de Lisboa; neste contexto, apresentará no Alkantara Festival as suas mais recentes criações, (“En Atendant”, de 2010, e “Cesena”, de 2011), ambas elaboradas para o Festival Avignon e apresentadas ao ar livre.
Jos d'Almeida é um compositor de música electrónica épico sinfónica, podendo este género ser também designado como Electrónico Progressivo. Na construção de um som celestial, resultante da fusão de várias correntes musicais, JOS utiliza os sintetizadores desde o início dos anos 80.
Chuck van Zyl
Chuck van Zyl has been at his own unique style of electronic music since 1983. His musical sensibilities evoke a sense of discovery, with each endeavor marking a new frontier of sound.
No trackbacks yet.