Mensageiro das Estrelas

Em simultâneo com o fim do Ano Internacional da Astronomia, o evento de maior importância em 2009 no terceiro calhau a contar do Sol, é hoje lançado em língua portuguesa o primeiro livro de Galileu Galilei – Sidereus Nuncius (Mensageiro das Estrelas), quatrocentos anos depois de ter sido publicado.

Com tradução e notas do Professor Henrique Leitão, investigador e professor de História da Ciência na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, esta obra fundamental do pensamento científico ocidental relata as primeiras observações  que Galileu fez através do seu telescópio, entre finais de 1609 e março de 1610. Integra ainda um facsimile integral da edição original do Sidereus Nuncius.

Creio pois ser oportuno recuperar a aula do Professor Henrique Leitão – Galileu na China, à qual tive o prazer de assistir em Agosto do ano passado no Museu do Oriente.

Relacionado: artigo no Público sobre o lançamento do livro na Gulbenkian.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers gostam disto: