Design.. Yes! Intelligent.. No!
William A. Dembski afirma que o design ocorre sempre que dois critérios são satisfeitos: complexidade e especificação. Complexidade não é suficiente, é necessário uma acção subjacente, sinónimo de inteligência.
Um ecossistema ou uma estrutura biológica complexa são condições de inteligência?
Segundo o conceito de Complexidade Irredutível – Behe (1997), estas estruturas não são explicáveis pela Teoria da Evolução ( nem podem, pois trata-se de uma teoria, não de uma lei!). Para funcionar, todas as partes que constituem o todo teriam de estar presentes desde o início, logo, não se poderiam organizar segundo o processo de selecção natural.
Atribuir inteligência ao design na Natureza ( há coisa mais bonita?!) tem o significado prático de Evolução. Porquê? Porque a especificidade da selecção natural decorre da complexidade das estruturas – que evoluem de outras mais simples, em função das necessidades de sobrevivência de cada espécie.
(Eu diria que estamos em presença de design não consciente!)
Em parte, a Teoria da Evolução tem uma base no acaso – por exemplo algumas mutações, embora a selecção decorra da interacção com o meio.
O sistema imunitário não é um sistema complexo?
Se é obra do Designer Inteligente, então é imperfeito!
A discussão continua..










![FESTIVAL DE MÚSICA ANTIGA DE TORRES VEDRAS [18 Out - 1 Nov]](https://abrancoalmeida.com/wp-content/uploads/2020/10/festival-de-musica-antiga-de-torres-vedras.jpg?w=847)






Visita Guiada
No trackbacks yet.